Ensino Fundamental Anos finais

O Ensino Fundamental procura proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento das suas potencialidades como elemento de auto realização, à sondagem de aptidões, à iniciação para o trabalho, e ao preparo para o exercício consciente da cidadania.
Os objetivos gerais do Ensino Fundamental expressam a capacidade que os alunos devem adquirir relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, ético, estético, de atuação e de inserção social. As capacidades devem receber uma abordagem integrada em todas as áreas constituintes do Ensino Fundamental. O ensinar e o aprender em cada série enfocam as necessidades e possibilidades que os alunos deverão atingir para que progressivamente cumpram as intenções educativas gerais.

HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS
(6º ao 8º Ano):
Início: 07h – Término: 11h30;

(9º Ano):
Início: 07h – Término: 12h20;

UNIFORME
O uniforme completo compõe-se de:
blusa de malha oficial, calça ou bermuda tactel ou jeans azul escuro/preto e tênis nas cores preto ou branco.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO PADRONIZADO
O ano letivo será dividido em 3 trimestres:
1º Trimestre: 30 pontos;
2º Trimestre: 30 pontos;
3º Trimestre: 40 pontos.

1º E 2º TRIMESTRES– 6º AO 8º ANO

3º TRIMESTRE– 6º AO 8º ANO

1º E 2º TRIMESTRES– 9º ANO

3º TRIMESTRE – 9º ANO

AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS

Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental farão avaliações toda semana no horário das aulas (de acordo com o calendário de provas enviado posteriormente);

Os alunos do 8º e 9º anos farão as avaliações toda quinta-feira, de 15h as 18h.

SIMULADOS
Os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental farão simulados no horário das aulas (de acordo com o calendário enviado posteriormente);
Os alunos do 9º ano farão os simulados toda terça-feira, de 15h às 18h.

RECUPERAÇÃO

Ao final do 1º e 2º trimestre, os alunos que não obtiveram 60% do valor do trimestre, receberão um “roteiro do conteúdo”, por conteúdo (6º Ano ao Ensino Médio), para estudos autônomos e na semana seguinte farão a prova extra turno.
Estará aprovado o aluno que, após o 3º trimestre, obtiver a média de 60% (sessenta por cento), ou mais, nos três trimestres, e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária anual;
Após as provas de recuperação trimestral e recuperação final mesmo que o aluno obtenha nota superior a 60%, será registrado para efeito de recuperação e promoção o equivalente a 60%.
Os alunos que estiverem com a média igual ou inferior 40% (quarenta por cento) nos três trimestres estarão automaticamente reprovados.
Os estudos de Recuperação Final serão feitos após os trimestres e oferecidos pelo colégio aos alunos que não alcançarem o resultado mínimo para promoção, a saber:
I – No Ensino Fundamental em até 04 (quatro) disciplinas;
II – No Ensino Médio em até 05 (cinco) disciplinas.
A Recuperação Final tem o valor de 100 pontos. Os professores darão as orientações, roteiro de estudo, aulas e provas. O horário será estabelecido pelo Colégio.

REPOSIÇÃO DE PROVAS

O aluno que faltar a alguma avaliação Institucional durante o Trimestre, terá direito a uma Segunda oportunidade, desde que respeitadas as normas referentes à solicitação de Reposição de Provas:
requerimento do responsável na secretaria (com justificativa), no prazo de 2 dias úteis, após seu retorno à escola;
pagamento da taxa no valor de R$ 20,00;
o aluno que apresentar atestado médico ficará isento da taxa.

Obs.: As reposições de provas serão realizadas somente na data e horário determinado pela escola. É responsabilidade do aluno ou responsável ficar atento à data da reposição. (Ao final do trimestre será divulgado o cronograma da 2ª chamada)