Projeto Pedagógico

1. Apresentação
O Projeto Pedagógico do Colégio Nossa Senhora de Lourdes tem por finalidade educativa as diretrizes gerais da prática pedagógica, de repensar, redesenhar a arquitetura da ação educativa da escola, na busca de uma estrutura harmoniosa e consistente com as crenças, desejos e sonhos que se lançam em direção ao futuro. Os fundamentos e princípios darão sustentação e vão consolidar sua prática pedagógica e sua qualidade no processo educativo, sintonizado com as demandas e as necessidades da sociedade.

Na elaboração dos conteúdos programáticos, firmamos um compromisso com a educação dinâmica e ampla, que atende os direitos dos alunos, de aprender com êxito e, dos professores, de ensinar com sucesso.
Consideramos que o Projeto Pedagógico representa a consolidação da experiência decorrente de uma prática de mais de 50 anos e uma sinalização de como desejamos nos projetar em direção ao futuro. Essa sinalização está explícita no conjunto de textos que definem a Identidade da Instituição e na proposta curricular, expressão concreta dessa identidade pedagógica.
O Projeto Pedagógico do Colégio Nossa Senhora de Lourdes é um instrumento mediador para a efetivação do vínculo teoria-prática, sendo necessária sua revisão e atualização periódica, pois, exatamente por ser um projeto, nunca estará definitivamente pronto; ao contrário, supõe uma busca constante de alternativas viáveis à consecução do trabalho pedagógico, mostrando compromisso com a realidade e as exigências de novas práticas educacionais.
Portanto, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, organizado como instituição apolítica, tem como objetivo principal proporcionar ao educando a formação necessária para:
– A pleno desenvolvimento do ser humano e seu aperfeiçoamento contínuo;
– A formação de cidadãos plenamente capazes de compreender criticamente a realidade social e conscientes dos seus direitos e responsabilidades frente aos outros indivíduos, ao estado e ao conjunto da sociedade, desenvolvendo lhes os valores éticos e o aprendizado da participação;
– O preparo do Cidadão para a compreensão e o exercício do trabalho, mediante acesso, por todos os meios disponíveis, à cultura, aos conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e desporto, bem como pelo desenvolvimento da sua capacidade de reflexão e pensamento autônomo sobre o seu próprio trabalho;
– A produção e difusão do saber, voltados para a erradicação da pobreza, da marginalização social e das desigualdades econômicas, sociais, raciais e regionais;
– A valorização e a promoção da vida, mediante o respeito a ela, seja no plano individual ou social;
– A preparação do cidadão para a efetiva participação política, que lhe permita, conscientemente escolher seus governantes, controlá-los no exercício do poder e almejar, igualmente, a posição de governantes;
– O fortalecimento da unidade e soberania livre de quaisquer preconceitos e discriminações, contrária a todas as formas de exploração, opressão ou desrespeito aos outros homens, à natureza e ao patrimônio cultural da humanidade.

Marco Situacional
A educação se desenvolve dentro de um contexto econômico, político, social, cultural, ético e religioso. Esta realidade atravessa todo ato de educar e a própria vida do colégio, condicionando fortemente a educação.

Marco Doutrinal
Diante da realidade percebida e descrita no Marco Situacional, a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, propõe princípios filosóficos que pretendem ser a iluminação e a motivação de toda a sua ação educativa, estimulando a participação e servindo de ponto de referência e de critério de avaliação constante, explicitando os valores humanos e evangélicos.

Marco Operativo
Princípios Pedagógicos
O Colégio Nossa Senhora de Lourdes oferece aos alunos uma educação que fundamenta sua ação pedagógica nas diretrizes da Igreja, que propõe uma educação evangélico-libertadora, numa constante preocupação com a libertação do ser humano; uma educação que busca atualizar a Mensagem de Lourdes, a qual nos leva também a compreender o verdadeiro sentido da vida e a alimentar nossa esperança num mundo melhor, pautada nos princípios constitucionais e nos princípios da nova Lei de Diretrizes e Bases – LDB nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Organização dos Segmentos
O Colégio Nossa Senhora de Lourdes mantém os seguintes cursos:
a) Educação Infantil (Maternal, 1º e 2º Períodos);
b) Ensino Fundamental (1° ao 9° ano);
c) Ensino Médio (1ª à 3ª série).