Simulação de um vulção com as turmas do 2º período da Educação Infantil

By 26 de novembro de 2015Notícias

Todos os anos milhares de pessoas realizam viagens ao redor do mundo para conhecer os vulcões. E a curiosidade sobre os vulcões vem de muito tempo: o nome vulcão está associado ao latim Vulcanus, Deus Vulcano, deus do fogo, criador de relâmpagos, na mitologia Greco-romana. Filmes retratam vulcões em erupção, com lava escorrendo, terremotos associados e fragmentos sendo expelidos a enormes distâncias.
Muito além disto, os vulcões exercem um papel muito importante na natureza. Milhares de vulcões ativos, há mais de quatro bilhões de anos, liberaram enormes volumes de água que formaram os primeiros oceanos. Os gases encontrados na primitiva atmosfera terrestre também se originaram de emanações vulcânicas.
Além disso, o calor, os elementos químicos, a água, o surgimento de uma atmosfera, proporcionados na atividade vulcânica, forneceram alguns elementos necessários para a surgimento da vida. Vulcão nada mais é do que uma abertura no solo. Uma comunicação dos focos magmáticos do interior da crosta com a superfície da Terra, por onde são expelidos gases, cinzas, fragmentos, lavas etc.
Os alunos do 2⁰ Período da Educação Infantil do Colégio Lourdinas, das Professoras Poliana e Thaísy, visitaram o laboratório de Ciências para realizar uma aula prática sobre vulcões, onde os alunos puderam observar como ocorrem as erupções vulcânicas.
Professora: Keila Lara