A atividade contempla a observação, pesquisa, experimentação e comparação conduzindo os primeiros passos no fascinante Mundo da Química. A Química nos rodeia, embora muitas vezes sem nos darmos conta como ocorrem, e quando ocorrem, as reações. Temos muitos nomes, fórmulas e conceitos normalmente distantes dos termos que usamos em nossas conversas durante o dia, tornando-se pouco familiar às crianças. E falar de química para as crianças… torna-se um desafio.
A abordagem deve ser realizada de forma lúdica e dinâmica, de modo menos formal, conduzindo o aluno a desenvolver uma observação crítica sobre os acontecimentos ao seu redor e ao meio ao qual está inserido, aguçando a curiosidade e fazendo pausas para compreender e levantar hipóteses sobre suas observações. Nas turmas do 1°Ano, das Professoras Lilly e Jamila, o foco da aula foi direcionado para a experimentação, e observação.
Já as turmas do 2° Ano, das Professora Aline e Flávia, a abordagem foi voltada para o reconhecimento dos órgãos dos sentidos, como determinantes da percepção que temos do mundo, o desenvolvimento da capacidade de observação e descrição de objetos e a familiarização com o vocabulário referente aos sentidos.
Professora: Keila Lara
Especialista em Ensino de Ciências por investigação – UFMG
Especialista em Gestão e Manejo Ambiental – UFLA