Uso de desenhos animados para ilustrar conceitos de científicos no Laboratório de Ciências do Colégio Lourdinas.
O emprego de desenhos animados como recurso didático, visa desenvolver de maneira lúdica, o aprendizado de forma dinâmica e divertida. Seu uso alcança a atenção da criança explorando uma forma de recreação que comumente é atribuída a dispersão e desvio de foco.
A abordagem ilustra conceitos até então abstratos por meio de exemplos conhecidos pelo aluno, mas que não haviam sido percebidos pela ótica dos conceitos científicos.
A metodologia usada para desenvolver a aula prática do terceiro ano do ensino fundamental do Colégio Lourdinas, empregou o desenho animado: Wild Kratts (Aventuras com os Kratts), exibido no Brasil pela Discovery Kids, para ilustrar conceitos sobre as relações ecológicas envolvidas em uma cadeia e teia alimentar na savana africana. O conteúdo teórico, e dinâmicas próprias para o tema, haviam sido ministrados anteriormente, e após a exibição da animação, o professor reforçou os conceitos instigando o aluno a questionar, levantar hipóteses e encontrar respostas sobre os pontos relevantes para assimilação do conhecimento transmitido.
Professora: Keila Lara
Especialista em Ensino de Ciências Por Investigação – UFMG
Especialista em Gestão e Manejo Ambiental – UFLA