A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
A aula prática desenvolvida com as turmas do 1⁰ Ano do Colégio Lourdinas, foi como ocorre o processo de filtração. A filtração é um método físico de separação de misturas, talvez um dos mais conhecidos e usados (direta ou indiretamente). A natureza, por exemplo, utiliza o método da filtração há milhões de anos para filtrar a água barrenta, com partículas ou contaminada com compostos orgânicos, para transformar a água, inicialmente contaminada, em água própria para o consumo animal, vegetal ou até mesmo humano.
O filtro utilizado no processo de filtragem pode ser de diferentes tipos e composição, dependendo da necessidade do grau de filtração.Um filtro bastante eficiente, que consegue filtrar líquidos com diferentes tamanhos de partículas é o solo de algumas regiões. No entanto, o processo de filtração é um método de separação amplamente utilizado no mundo contemporâneo, em diversas indústrias e até mesmo em aplicações cotidianas como preparo de um chá, café ou até mesmo limpeza de uma casa utilizando aspirador de pó.
Os filtros mais utilizados são comumente fabricados em papel, tecido de algodão, lã animal, fibras de vidro ou quartzo, cerâmica porosa e carvão ativado. Cada tipo de material é destinado a uma aplicação especial. O filtro de carvão ativado, por exemplo, é utilizado não apenas para reter impurezas sólidas presentes no líquido ou gás, mas também para adsorver compostos orgânicos ou íons metálicos dissolvidos.
O processo de filtração pode ocorrer de maneira natural ou induzida. A filtração natural é aquela que ocorre quando uma mistura líquido-sólido ou gás-sólido passa naturalmente por um filtro, separando a fase líquida ou gasosa da fase sólida. Na filtração natural, ou simplesmente filtração, a força da gravidade é responsável por puxar o líquido para baixo, enquanto o sólido fica retido no filtro, assim como ocorre quando filtramos café.
Professora: Keila Lara