Projeto: Educação Financeira

By 7 de dezembro de 2016Notícias

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer corretamente e controladamente o uso do dinheiro. É importante que as crianças conheçam e tenham contato com o dinheiro, para que desenvolvam noções de valores e de como usá-lo no dia a dia de maneira consciente.

Isso certamente contribuirá para que no futuro tenham menos problemas financeiros, que sejam pessoas controladas e com menos estresse, tendo então, mais qualidade de vida. Pensando nisso as professoras do primeiro período, Amanda Passos e Fabiana Cordier desenvolveram o projeto “EDUCAÇÃO FINANCEIRA“.

Para começar o projeto, cada criança recebeu um “porquinho” (cofrinho) e tinham como missão juntar suas economias. No decorrer do projeto, foram desenvolvidas diversas atividades, como o supermercado fictício e outras comprinhas que levaram em consideração a faixa etária de cada criança. O projeto relacionou as atividades com situações da rotina, para que assim houvesse maior compreensão e aprendizado dos nossos pequenos.

Quando enfim chegou o grande dia de contar as economias, as crianças levaram para a escola o cofre, onde orientadas pelas professoras, fizeram a contagem do valor acumulado. Em seguida, as moedinhas foram trocadas por cédulas para facilitar o manuseio e a preservação dos valores.

Para culminar o projeto, as professoras decidiram incentivar também o protagonismo infantil, permitindo que as crianças escolhessem o como utilizar o dinheiro.  E o que eles escolheram? Um passeio ao shopping da cidade, com direito a sessão cinema e comprinhas em uma livraria.

Todo projeto e o passeio foi orientado e acompanhado atentamente pelas professoras responsáveis. Foram momentos significativos de muita aprendizagem e diversão, confira nas fotos!